GNR termina com rede de tráfico que operava entre Marinhais e Cartaxo

16 Janeiro 2022, 7:13 Não Por João Dinis

Uma operação em larga escala da Guarda Nacional Republicana (GNR), que teve início na quinta-feira e culminou este sábado, 15 de Janeiro, culminou com a detenção de seis suspeitos sobre os quais recaem fortes indícios de serem os responsáveis de uma rede de tráfico de droga que operava em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos e Cartaxo.

Segundo revela a GNR, foram detidos quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 57 anos. Após interrogatório que decorreu este sábado no Tribunal de Santarém, três detidos ficaram com a medida de coação de prisão preventiva (dois foram conduzidos para Estabelecimento Prisional de Leiria e um para o Estabelecimento Prisional de Tires) e três ficaram com apresentações periódicas bissemanais no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os restantes arguidos e testemunhas.

Esta mega operação que envolveu mais de uma centena de militares da GNR, foi resultante de três anos de investigação da rede por parte do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, que fazia do tráfico de droga, em especial nos concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Santarém e Alpiarça, o seu modo de vida.

Esta intervenção da Guarda deu cumprimento a quatro de mandados de detenção e a 12 mandados de buscas, cinco domiciliárias, cinco em veículos e duas em anexos, tendo sido apreendido diverso material, a destacar, mais de 16 mil euros em dinheiro, 1 628 doses de cocaína, 28 doses de heroína, 57 doses de canábis e sete doses de crack. Foram também apreendidos 15 telemóveis, 5 veículos, 7 armas de fogo de diversos calibres e respectivas munições e diverso material ligado ao tráfico de estupefacientes.

Para além dos seis detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

A operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Coruche, da estrutura de Investigação Criminal (IC) e do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém,  do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC),  do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), envolvendo um total de 112 militares da Guarda, e com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP).

A GNR realizará ao final da manhã deste domingo uma conferência de imprensa onde fará um balanço oficial desta operação, e da qual o Notícias do Sorraia apresentará uma reportagem alargada este domingo.

________________

_____________________

_____________________