GNR realiza Censos Sénior em Outubro

30 Setembro 2021, 11:23 Não Por Redacção

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anuncia para o mês de Outubro a operação “Censos Sénior” que visa garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, bem como identificar casos de maior vulnerabilidade.

Os militares da GNR irão realizar um conjunto de acções, junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

Segundo a GNR o objectivo desta operação visa reforçar os  comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de os idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como na identificação dos cuidadores informais e sua sensibilização.

Na edição de 2020 da operação “Censos Sénior”, a GNR sinalizou 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. A Guarda Nacional Republicana e o Instituto da Segurança Social I.P. estabeleceram um protocolo de colaboração com vista à promoção e divulgação do Estatuto do Cuidador Informal, situação que será sensibilizada ao longo desta campanha.

O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da acção das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas.

Estas operações iniciaram-se em 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a actualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança.

________________

________________________