GNR investiga rasto de poluição na Vala Nova em Benavente (com Fotos)

11 Agosto 2023, 12:22 Não Por João Dinis

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem a decorrer uma investigação com o objetivo de encontrar os responsáveis pelo rasto de poluição que nas últimas semanas se abateu sobre a Vala Nova à entrada de Benavente.

De acordo com o Tenente-Coronel Silva, relações públicas da GNR de Santarém, a GNR teve conhecimento das descargas ali efetuadas, e encontra-se a investigar a origem do foco poluidor, “sendo prematuro para já avançar com alguns dados”, havendo por isso “várias possibilidades”, desde empresas ao setor agrícola que operam nas imediações do afluente do rio Sorraia.

A denúncia das descargas foi dada por populares, que lamentam a situação, e esperam agora que as autoridades encontrem os responsáveis pelo que consideram “um crime ambiental”, que deixou a água com uma cor acastanhada e um cheiro nauseabundo.

No local é possível observar várias manchas de cor acastanhada, com alguma espuma e alguma oleosidade, não sendo possível a olho nu identificar que tipo de produto se trata.

De modo a identificar o agente poluente a GNR realizou mesmo recolha de água e da matéria poluidora de modo a identificar o foco que originou esta situação, que pode mesmo configurar um crime ambiental, que pode ser punido criminalmente.


Fotografias: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________