GNR identifica 3 homens suspeitos de furtar 300 quilos de pinhas em Coruche

6 Dezembro 2022, 14:00 Não Por Redacção

Uma patrulha da GNR de Coruche identificou no passado dia 2 de Dezembro, três homens, com idades compreendidas entre os 17 e 31 anos, sobre os quais recaem fortes suspeitas de serem autores do furto de 295 quilos de pinhas que estes transportavam.

Ao serem abordados pela patrulha, ao sair de uma propriedade, os homens não conseguiram justificar a proveniência das pinhas que transportavam, tendo sido estes imediatamente identificados pelos guardas e as pinhas apreendidas, bem como uma escada e duas varas.

“Da acção resultou a identificação dos três homens e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Coruche”, refere a GNR.

A GNR relembra que o pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais. No entanto, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.


Fotografia: Direitos Reservados / GNR

________________

_____________________

_____________________