GNR forma 45 novos guardas florestais

10 Janeiro 2021, 18:22 Não Por Redacção

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta segunda-feira, 11 de Janeiro, o segundo curso de formação de Guardas Florestais, que irá integrar 45 novos militares, que foram este domingo saudados pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, “pelo importante contributo que irão dar ao dispositivo de prevenção, vigilância e combate aos incêndios rurais.

Quando concluírem o curso, serão integrados no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, que conta, atualmente, com 407 guardas florestais ao serviço, 155 dos quais recrutados no ano passado.
 
Para o ministério “este segundo curso significa a continuação de uma aposta no reforço do sistema de prevenção, vigilância e combate aos incêndios rurais, enquanto pilar estratégico da defesa da floresta.”
 
Recorde-se que o renascimento da carreira de Guarda Florestal teve início em 2018, por iniciativa do Ministério da Administração Interna. Em abril do ano passado concluiu-se o 1.º Curso de Guardas Florestais da GNR dos últimos 16 anos.
 
O segundo Curso de Formação de Guardas Florestais, com um total de 717 horas, 567 em contexto escolar e 150 em contexto de trabalho, versa matérias como a silvicultura, a caça e pesca, o armamento e tiro e a investigação de causa de incêndios.
 
Os guardas florestais foram integrados na Guarda Nacional Republicana em 2006 e, sendo considerados Órgãos de Polícia Criminal (OPC), têm como missão fiscalizar e investigar os ilícitos nos domínios florestal, caça e pesca.

________________

_____________________

_____________________