GNR deixa conselhos a alunos e pais no regresso às aulas

12 Setembro 2022, 13:45 Não Por Redacção

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no assinalar do regresso às aulas, que ocorrerá entre 13 e 16 de Setembro, vai levar a efeito um conjunto de acções de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de adopção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

Segundo a GNR, esta através do seu programa “Escola Segura”, que celebra este ano 30 anos de existência, dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respectiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, “contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança desta comunidade”.

A GNR aproveitará também a ocasião, para deixar aos alunos e encarregados de educação um conjunto de recomendações, para que o próximo ano lectivo possa ocorrer sem sobressaltos e com toda a segurança.

Aos estudantes a GNR alerta para que estes tenham atenção no percurso para a escola, circulando sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz. Memorizar o número do Posto da GNR, num dos locais de marcação rápida do telemóvel é outro dos concelhos da guarda, que aconselha também os jovens a esperar pelos pais ou familiares, sempre dentro da escola.

Na Internet, a GNR aconselha os jovens a escolherem bem os conteúdos que publicam, bem como ter bastante cuidado com as palavras-passe.
A GNR alerta os jovens de que qualquer pessoa e com quaisquer intenção pode andar na Internet, pelo que deverão estar sempre atentos e alerta, não hesitando em denunciar comportamentos suspeitos.

A GNR aconselha os pais e encarregados de educação a acompanhar o desenvolvimento escolar do seu educando, bem como denunciar imediatamente qualquer comportamento suspeito, de ameaças, agressões ou outro tipo de crime.

________________

_____________________

_____________________