O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana levou a cabo um conjunto de operações no distrito, entre 19 e 25 de janeiro, que resultaram em 42 detenções e na deteção de centenas de infrações rodoviárias. A ação integrou a atividade operacional regular da força de segurança, com foco na prevenção e combate à criminalidade, na redução da sinistralidade rodoviária e na fiscalização de várias matérias de natureza contraordenacional.
No que respeita a detenções, foram registados 42 detidos ao longo da semana. Destacam-se 17 por condução sob o efeito do álcool e dez por condução sem habilitação legal. Foram ainda detidas duas pessoas por violência doméstica contra cônjuge ou análogos e duas por falsificação de documentos. Registou-se também uma detenção por tráfico de estupefacientes e outra por crimes relacionados com imigração ilegal.
Na área do trânsito, a GNR detetou 680 infrações durante as ações de fiscalização. Entre as principais infrações encontram-se 110 por falta de inspeção periódica obrigatória e 108 por excesso de velocidade. Foram ainda registadas 49 infrações relacionadas com tacógrafos e 34 por falta de iluminação e sinalização adequada. As autoridades levantaram 27 autos por falta de seguro de responsabilidade civil e 22 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao limite legal. O uso indevido do telemóvel durante a condução motivou 21 infrações, enquanto 13 condutores ou passageiros foram autuados por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção para crianças.
Quanto à sinistralidade rodoviária, foram contabilizados 103 acidentes no distrito de Santarém durante o período em análise. Destes acidentes resultaram duas vítimas mortais, dois feridos graves e 23 feridos leves.
No âmbito da fiscalização geral, a GNR elaborou 67 autos de contraordenação. Destacam-se 48 relacionados com trânsito e segurança rodoviária, nove autos de natureza genérica e dois autos no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.
A GNR relembra a importância do cumprimento das regras de segurança, apelando à condução responsável e ao respeito pela legislação em vigor, como forma de prevenir acidentes e reforçar a segurança de todos os utilizadores da via pública.




