O Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana realizou, entre os dias 15 e 21 de setembro, várias operações no distrito que tiveram como objetivo a prevenção e combate à criminalidade, a redução da sinistralidade rodoviária e a fiscalização de matérias de âmbito contraordenacional.
No total foram detidas 23 pessoas. Entre estas, 13 por condução sob o efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal, duas por desobediência, uma por maus tratos a animal de companhia, uma por violência doméstica, uma por falsificação de documentos e uma por ofensa à integridade física.
Na área do trânsito, foram detetadas 500 infrações. Destacam-se 80 por falta de inspeção periódica obrigatória, 36 por falta de iluminação ou sinalização, 25 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças, 21 por ausência de seguro de responsabilidade civil, 21 por uso indevido do telemóvel durante a condução, 17 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido e outras 17 relacionadas com tacógrafos. Foram ainda registadas dez infrações por estacionamento indevido.
Durante o mesmo período ocorreram 113 acidentes rodoviários. Destes resultaram seis feridos graves e 34 feridos leves.
As ações desenvolvidas enquadram-se na estratégia de proximidade da GNR, procurando aumentar a segurança da população e reforçar a prevenção e fiscalização no distrito de Santarém.