GNR de Coruche detém casal que burlava idosos

21 Agosto 2021, 11:32 Não Por Redacção

Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coruche detiveram no passado dia 18 de Agosto, um casal, ele com 66 anos e ela com 63, por furto, roubo e falsificação de documentos, em crimes praticados nos distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal.

Esta acção foi o culminar de uma investigação que decorria há cerca de ano e meio e permitiu aos militares da GNR apurar que os suspeitos faziam do crime o seu modo de vida, tendo como modus operandi a escolha e seguimento das vítimas com idades compreendidas entre os 50 e os 88 anos, “as quais se deslocavam aos balcões das instituições bancárias para levantar quantias em numerário”, refere a GNR.

De acordo com a GNR o casal seguia as vítimas e efectuavam os furtos através do arrombamento e quebra de vidros dos seus veículos, quando estas abandonavam temporariamente o dinheiro no interior das viaturas. Foi possível apurar-se ainda que, num dos casos, os suspeitos procederam ao roubo do dinheiro enquanto a vítima ainda se encontrava no interior do veículo.

O casal é suspeito de ter praticado crimes que lhes permitiram angariar cerca de 22 mil euros de forma ilícita, sendo que para isso utilizaram diversas viaturas.

O suspeito foi detido em flagrante delito, uma tentativa de furto em Vila Franca de Xira, sendo posteriormente dado cumprimento a um mandado de detenção da suspeita e sete mandados de busca quatro domiciliárias e três em viaturas, das quais resultaram a apreensão de uma viatura de alta cilindrada, uma punção metálica, um par de luvas, 525 euros em numerário e diversos artigos de vestuário e documentos relacionados com a prática dos ilícitos.

O detido, com antecedentes por ilícitos da mesma natureza, foi presente ao Tribunal Judicial de Santarém, onde lhe foi decretada a medida de coação prisão preventiva. A detida ficou sujeita à medida de coação de apresentações periódicas semanais no posto policial da área de residência.


Fotografia: Direitos Reservados / GNR

________________

________________________