GNR assinala Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

20 Julho 2021, 10:34 Não Por Redacção

A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala o dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinala esta terça-feira, 20 de Julho, apresentando os números de uma missão “tão gratificante”.

A GNR é responsável desde 1994 pelo transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, através da sua valência do trânsito.

Após o contacto da Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, a GNR mobiliza de imediato uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições térmicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante.

A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, factor que é crucial nesta missão. Compete, por isso, à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.

De acordo com a GNR, só este ano de 2021, já foram feitos 135 transportes de órgãos, empenhando 271 militares, tendo percorrido cerca de 37 342 quilómetros.

De referir ainda que, em 2020, a GNR transportou 240 órgãos, empenhou 478 militares e percorreu 64 133 quilómetros.

“O sentimento recompensador de poder salvar uma vida humana no cumprimento deste tipo de missão, é dos sentimentos mais gratificantes que os militares da GNR podem sentir, elevando o mote de uma Guarda próxima, humana e de confiança”, concluem.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________