As recentes falhas no fornecimento de energia elétrica nas zonas do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, e do Casal do Freixo, em Vialonga, estão a ser atribuídas ao inverno particularmente rigoroso e ao aumento excecional do consumo doméstico, segundo esclarecimento divulgado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com base em informação da E-Redes.
De acordo com a empresa distribuidora, “o inverno de 2026 tem vindo a revelar-se mais rigoroso que os anteriores. Portugal tem vindo a bater consecutivos recordes de consumo de energia, com o pico a ocorrer cerca das 20h, ou seja, fortemente condicionado pelos consumos domésticos”.
A E-Redes identifica dois fatores principais para o aumento das ocorrências. Por um lado, regista-se um “incremento nas avarias em casa dos clientes, normalmente por sobrecarga, utilização acima da potência contratada”. Por outro, verifica-se um “incremento das avarias de Rede de Baixa Tensão, o fator mais relevante deste inverno”. A empresa sublinha ainda que “não existe uma degradação da rede, sendo que a principal causa de avaria é a fusão de fusíveis que visam proteger os cabos e que sinalizam que as correntes são acima do expectável”.
No Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, foi identificada “a avaria num cabo subterrâneo de baixa tensão que, apesar de várias tentativas de reposição, acabou por entrar em rotura definitiva a 18 de janeiro”. Para minimizar o impacto, “fizeram-se alterações que permitiram alimentar provisoriamente os clientes”, mas, “dadas as cargas elevadas que se têm registado, acabaram por ser afetados por várias perturbações nos dias 19 e 20”.
A empresa encontra-se agora a reforçar a infraestrutura local. “A E-Redes já está a executar mais um reforço na rede de Baixa Tensão, com a instalação de um cabo adicional para alimentar a zona residencial. Prevê-se a conclusão desta intervenção até ao final da semana”, refere a informação partilhada com a autarquia.
Quanto ao Casal do Freixo, os cortes de energia “estão relacionados com o frio extremo que está a decorrer e, consequentemente, o extraordinário aumento de consumo”, indica a E-Redes.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira garante que continua a acompanhar de perto a situação e que está a exigir medidas estruturais. A autarquia adianta que está a diligenciar “no sentido da E-Redes colocar, com carácter de urgência, um novo Posto de Transformação de serviço público, equipamento que permitirá regularizar e solucionar estas ocorrências de forma definitiva”.




