Frio e talvez neve até dia 18 com temperaturas que podem ser de -5 graus

13 Janeiro 2023, 19:10 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta sexta-feira que até dia 18 de Janeiro as temperaturas vão baixar ainda mais, em virtude da passagem de superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de nor-noroeste.

Segundo o IPMA a sua passagem dará origem a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e mais frequente no Minho e Douro Litoral, que será sob a forma de neve nas terras altas já no dia 15.

A partir de dia 17, deverá ocorrer em cotas relativamente baixas, acima de 900/1100 metros de altitude na região Centro, baixando até 600/800 metros na região Norte. A neve poderá ocorrer em cotas mais baixas entre o final de dia 17 e o início de dia 19, com acumulações significativas no interior Norte e Centro, havendo no entanto, maior incerteza neste período.

Como consequência, a partir de dia 15 e até dia 19 de Janeiro, prevê-se uma descida gradual de temperatura, que se fará sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se a todo o território no dia 18. Nos dias 18 e 19, os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores 5°C, excepto no litoral (ente 5 e 8°C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 a 0°C. Os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 11 a 14°C, sendo inferiores no interior Norte e Centro, entre 5 e 9°C.

Haverá ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico.

Prevê-se ainda um aumento da agitação marítima na costa ocidental a partir de dia 16.

________________

_____________________

_____________________