Freguesia da Barrosa com meio problema resolvido. Fátima Machacaz afirma “não vou renunciar para satisfazer quem quer que seja”

29 Dezembro 2021, 8:37 Não Por João Dinis

Decorreu na noite desta terça-feira, e em clima bastante mais calmo, ainda que com bastante público presente, a segunda assembleia de freguesia na Barrosa, que tinha como pontos da ordem de trabalho a eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia e do vogal para o executivo da Junta de Freguesia da Barrosa.

Por proposta da Presidente do executivo, Ana Fonseca, a assembleia iniciou-se com a eleição do vogal do executivo, com o nome de Ricardo Castanheiro, que dirigia os trabalhos, a ser negado com três votos contra, dois a favor e duas abstenções.

Após a primeira nega da noite, tomaram da palavra alguns dos eleitos com destaque para a intervenção de Alice Casimiro (PSD), que afirmou não estarem ali para “bloquear nada”, até porque se haviam votos contra alguns seriam da bancada do PS, pelo que o problema teriam que ser os socialistas a soluciona-lo.

A antiga presidente, e actual tesoureira do executivo, Fátima Machacaz (PS), pediu a palavra para fazer um esclarecimento, afirmando claramente que “não vou renunciar para satisfazer quem quer que seja, a vontade de algumas pessoas”, acrescentando esta que “não assumi funções de presidente”, pelo que no seu entendimento não existe qualquer razão para que esta tenha que se demitir, admitindo ainda assim que possa ter que existir uma decisão de um tribunal, que esta referiu acatar, seja ela qual for.

Entre os argumentos esgrimidos de parte a parte estão os pareceres da Comissão Nacional de Eleições, que tanto a bancada do PS, como a do PSD referem dar-lhes razão às suas pretensões, facto que pode mesmo levar a que o processo vá terminar em tribunal.

Após quatro listas para a Assembleia de Freguesia chumbadas, sendo que existiu ainda a dúvida da assembleia sobre a aprovação de uma lista com 2 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções, através da votação uninominal foi encontrada a mesa da Assembleia, que será agora liderada por Patrícia Mateus, tendo como secretários Ricardo Castanheiro e Patrícia Nunes.

Por definir fica agora o secretário (vogal) do executivo, sendo que esta quinta-feira, 30 de Dezembro, a Assembleia voltará a reunir, com o objectivo de aprovar o orçamento e documentos previsionais para 2022.

________________

_____________________

_____________________