Francisco Rouxinol perde a vida aos 19 anos após uma semana em morte cerebral

13 Agosto 2024, 11:21 Não Por João Dinis

Apesar de desde o dia 5 de agosto, estar em morte cerebral, família e amigos de Francisco Rouxinol, o jovem natural de Coruche que foi agredido durante as férias que passava em Albufeira, tinham a ténue esperança que este pudesse recuperar, facto que infelizmente não se veio a confirmar.

Na madrugada de 5 de agosto, segunda-feira, Francisco Rouxinol entrou no Hospital de Faro em estado crítico, depois de ter sido alvo de agressões, primeiro dentro de um estabelecimento de diversão noturna e depois já no exterior, na Travessa Cândido dos Reis, onde viria a embater com violência com a cabeça numa tampa de esgoto.

Os primeiros socorros haviam sido prestados pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que foi em apoio aos Bombeiros de Faro, cerca das 03.30 horas, altura em que ocorreu a altercação.

Cerca das 7.30 horas dessa manhã, o óbito viria a ser declarado, e o jovem de 19 anos seria ventilado, de modo a que pudesse ser doador de órgãos. Ao longo de toda a semana, e durante o processo burocrático envolvido na doação de órgãos, alguns parâmetros vitais foram-se alterando, o que levou a que família e amigos mantivessem a esperança e a fé numa possível recuperação.

Infelizmente Francisco Rouxinol não recuperou e morte confirmou-se este domingo, 11 de agosto, já no Hospital Distrital de Santarém, para onde foi transferido na última sexta-feira, depois de confirmada a possibilidade deste ser doador de órgãos.

Cerimónias fúnebres ainda não agendadas

De momento não estão agendadas nem são conhecidos detalhes sobre as cerimónias fúnebres, que poderão realizar-se somente após quinta-feira, 15 de agosto.

PJ tem identificado autor dos desacatos e agressões

A Polícia Judiciária (PJ), que tem agora a seu cargo a investigação do caso, ainda que a GNR tenha sido a primeira força policial a chegar ao local, e já sem o agressor no local, tem já identificado o agressor de Francisco Rouxinol, que de acordo com a RTP será português e de Albufeira, não estando no entanto confirmado se fará parte de alguma equipa de segurança.

As altercações terão começado no interior do espaço de diversão noturna onde o grupo de amigos de Francisco Rouxinol se encontrava, tendo depois vindo ambos para a rua, onde tudo se precipitou.

Nos últimos dias a PJ esteve em Coruche, onde ouviu os amigos de Francisco que estavam com ele na fatídica noite, bem como realiza perícias em Albufeira, onde passa a pente fino todas as imagens do sistema de videovigilância da cidade de Albufeira, bem como dos estabelecimentos comerciais.

Nota da Redação

À Família e Amigos de Francisco Rouxinol, a equipa do Notícias do Sorraia endereça as mais sentidas condolências.

Cabe-nos ainda esclarecer, e para que não restem dúvidas, que aquando da notícia do falecimento do jovem coruchense, no passado dia 5, apenas o fizemos depois de absoluta confirmação por parte do Hospital e das Autoridades.
Aliás, pelas 12.39 horas desse mesmo dia, a Polícia Judiciária confirmava à Agência Lusa que estava a “investigar a morte de um jovem na madrugada desta segunda-feira, em Albufeira, alegadamente após conflitos no centro da cidade”.

No Notícias do Sorraia a veracidade e confirmação dos factos é imprescindível, pelo que nenhuma notícia será dada sem absoluta confirmação.

Uma vez mais lamentamos o desfecho da situação, voltando a endereçar uma palavra de conformo a familiares e amigos.

____________________

____________________