Forcados de Vila Franca comemoram 90 anos com mais de uma centena em praça (com Fotos)

27 Março 2023, 21:45 Não Por João Dinis

O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira comemorou este domingo, na Praça de Touros Palha Blanco, o seu nonagésimo aniversário, numa festa que contou com mais de uma centena de antigos, atuais e futuros forcados.

Foi com 106 forcados em praça que o Grupo de Vila Franca de Xira, uma das instituições culturais mais antigas do concelho de Vila Franca de Xira, entrou em praça, para atuar num festival taurino que juntou as famílias, Moura, Caetano, Telles, Salvador, Rouxinol, Salgueiro e Bastinhas, num espetáculo que contou com cerca de três mil pessoas.

Das prestações dos cavaleiros, destacaram-se as e Paulo Caetano, que reapareceu nas arenas, Rui Salvador e Marcos Bastinhas, num espetáculo em que foram lidados novilhos/touros da ganadaria Paulo Caetano.

Em dia de festa os Forcados de Vila Franca tiveram como caras muitas das antigas glórias do grupo.
Na linha da frente, estiveram: Vasco Pereira (cabo actual); Vasco Dotti (antigo cabo); António Faria (antigo cabo); Ricardo Castelo (antigo cabo), Carlos Telles ‘Caló’, Ricardo Patusco e Mário Rui Alves. Apenas duas pegas foram consumadas ao segundo intento e cinco, à primeira tentativa.

Além de comemorar os 90 anos do Grupo de Forcados, este festival taurino serviu também para recolher fundos para a construção da Casa-Museu do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Antes do início do espectáculo, a arena vilafranquense, foi testemunha de diversas Homenagens aos artistas elencados, com a presença no ruedo, de Maria da Luz Rosinha, Fernando Paulo Ferreira e a Embaixadora espanhola em Portugal.

________________

_____________________

_____________________