Fogo na Glória entra em fase de resolução. 3 Bombeiros feridos e muita área florestal ardida (Com Fotos e Vídeo)

22 Agosto 2021, 20:33 Não Por João Dinis

O incêndio da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, que teve o seu alerta pelas 15.12 horas e foi combatido por 277 operacionais, apoiados por 82 viaturas e 10 meios aéreos, entrou em fase de resolução pelas 20 horas.

Além de operacionais de todo o distrito de Santarém estiveram no teatro de operações bombeiros da Força Especial de Bombeiros (FEB), Grupos de Reforço dos distritos de Santarém e Lisboa, Sapadores Florestais e meios da Afocelca.

De acordo com David Lobato, Comandante Distrital das Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, ardeu uma extensa área de eucaliptal e mato, em número de hectares ainda não apurados, não se registando quaisquer danos em habitações.

Durante o combate ao incêndio três bombeiros sofreram ferimentos, um deles a nível lombar, dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, que teve mesmo que receber assistência hospitalar no Hospital Distrital de Santarém. Os outros dois operacionais foram assistidos no local, após terem revelado alguma exaustão durante as operações de combate ao incêndio.

As operações de rescaldo, consolidação do perímetro do incêndio e vigilância irão prolongar-se pela noite e madrugada, havendo no terreno dezenas de operacionais.

Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, lamentou a extensão do incêndio, salientando no entanto, que graças à pronta intervenção dos corpos de bombeiros e sapadores florestais foi possível controlar o incêndio cerca de cinco horas após o seu início.

________________

_____________________

_____________________