Fluviário de Mora homenageia Amazonas com novo aquário

21 Setembro 2021, 14:36 Não Por Redacção

O Fluviário de Mora inaugura esta quarta-feira, 22 de Setembro, um novo espaço de exposição viva, em que também presta uma homenagem ao Amazonas.

O Grande Aquário do Amazonas albergará 65 exemplares de 11 espécies diferentes, como por exemplos os Pacu, Pirarara, Pleco, Tapajos, entre outros. “Aqui estão representadas espécies de água doce quente, tanto carnívoras como herbívoras, cujos tamanhos vão dos 40 centímetros até aos 1,50 metros”, refere o município de Mora que esclarece que a escolha dos peixes a habitar no novo aquário foi realizada com base na sua distribuição pela coluna de água. Ou seja, o Grande Aquário do Amazonas acolhe espécies que habitam em diferentes profundidades do rio, uns à superfície, outros de meia água que vivem por norma em cardume, e os peixes de fundo.

De acordo com a Câmara de Mora também a iluminação deste aquário foi meticulosamente estudada para que possa corresponder às características reais do rio Amazonas, adequando a intensidade da luz consoante a fase dia/noite, conforme a estação do ano. Na parede oposta ao aquário poderá ser vista uma representação em vinil do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo, com destaque para alguns dos locais da América do Sul por onde o mesmo passa. Aqui poderão ler-se frases que alertam para a necessidade de preservação da biodiversidade do planeta Terra, nomeadamente os peixes nativos.

O Fluviário de Mora abriu portas em 2007 e, ao longo dos anos, tem levado a cabo intervenções de melhoria e qualificação de todo o edifício e respectiva exposição.

Para a Câmara Municipal de Mora, a disponibilização de um novo espaço expositivo é um marco importante na história do Fluviário. Para além de contribuir para a valorização deste equipamento e do Concelho, releva a causa ambiental que é desde o início uma das imagens de marca do Fluviário de Mora.


Fotografia: D.R./CMM

________________

_____________________

_____________________