FIFCA leva o “mundo cultural” a Coruche

19 Abril 2023, 10:01 Não Por Redacção

Coruche recebe no dia 23 de abril, integrado na programação do Festival Internacional de Balonismo, o regresso do Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA), que promete levar a Coruche o “mundo cultural”.

Organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Coruche, o FIFCA e o Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, o evento, que soma mais de cem voluntários e seiscentos intervenientes, caracterizando-se por apresentar manifestações etnográficas, culturais e artísticas de vários pontos do globo, traz o mundo a Coruche nesta edição, cuja abertura e o encerramento acontecem ambos em Almeirim, a 21 de abril no Cineteatro de Almeirim e a 25 de abril na Arena de Almeirim, respetivamente.

Confirmadas as presenças de três grupos de Portugal, Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, do município de Coimbra, e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia, o FIFCA assume-se como muito mais do que um festival de folclore ou dança.

O FIFCA é, na prática, um encontro de artes e culturas que se realiza em simultâneo em vários municípios parceiros que colaboram na organização local, proporcionando uma oportunidade única de dar a conhecer as tradições culturais de outros países, e fá-lo com compromisso social junto de lares, centros de dia, creches e escolas”, refere o Município de Coruche.

 Além das galas de abertura e encerramento em Almeirim, o programa prevê a realização das “Galas das Nações” em Alpiarça, Benavente e, claro, Coruche. As novidades serão reveladas atempadamente pela organização.

________________

_____________________

_____________________