Festival Nacional da Gastronomia traz Portugal à mesa com sabor a modernidade e tradição até 5 de Novembro em Santarém (C/ fotos)

27 Outubro 2023, 22:45 Não Por André Azevedo

A 42ª edição do Festival Nacional da Gastronomia traz Portugal à mesa de quem visitar o certame que decorre na Casa do Campino, em Santarém, até 5 de Novembro. O certame foi inaugurado esta sexta-feira, 27 de Outubro, com a presença do executivo municipal de Santarém, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

“O pai de todos os festivais gastronómicos”, foi assim que o presidente da Câmara e Santarém, Ricardo Gonçalves designou o certame, e aponta a um futuro com “sabor a modernidade, sem esquecer a tradição” vincou o autarca, acrescentando que o festival traz à mesa dos visitantes iguarias de 50 municípios nacionais. O autarca destacou ainda a ideia que o turismo é uma das grandes mais valias da economia portuguesa, usando o petróleo como alegoria. “O turismo é o nosso petróleo e temos que começar a olhar para ele como tal”, vincou. O autarca deu ainda nota de destaque ao envolvimento no evento, pela primeira vez, de um conjunto de associações e instituições do concelho, nomeadamente a Associação Comercial, Empresarial e Serviços, a Confraria da Gastronomia do Ribatejo, o Círculo Cultural Scalabitano e Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O secretário de Estado, Nuno Fazenda, realçou o trabalho do munícipio em organizar o Festival que dura há mais de quatro décadas e pelo papel que tem na promoção da gastronomia nacional que o estadista considera uma das pedras basilares do turismo nacional, apontando quatro pilares essenciais para valorizar a gastronomia – valorizar os produtos locais; apoiar a restauração e o comércio tradicional; formar e qualificar os trabalhadores do sector gastronómico e hoteleiro; promover os produtos locais nos mercados internacionais. “Santarém teve a visão de criar este festival para dar força e valorizar a gastronomia”, elogiou Nuno Fazenda.

Nas antigas cavalariças da Casa do Campino marcam presença durante os dez dias do festival 30 produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 ‘stands’ comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, nove regiões de vinhos e diversas demonstrações gastronómicas. No evento vão estar chefes com estrelas Michelin na “Zona do Banquete” como Marlene Vieira, Paulo Morais, Louis Anjos e Arnaldo Azevedo. Actividades culturais, como espectáculos e concertos, vão também fazer parte do programa do certame, organizado pela Câmara Municipal de Santarém.

O programa oficial pode ser consultado em 42º Festival Nacional de Gastronomia – Visite Santarém (visitesantarem.pt)

____________________