Festival LxAquila promove águias na Companhia das Lezírias

1 Setembro 2023, 12:23 Não Por Redacção

As instalações da Companhia das Lezírias em Benavente e Vila Franca de Xira recebem nos dias 9 e 10 de setembro o Festival LxAquila, que dará destaque às águias-de-bonelli, dando oportunidade a todos de ficarem a conhecer estas aves, pouco comuns e que estão a ser ameaçadas pelos tempos atuais.

Organizado no âmbito do projeto LIFE LxAquila, o festival decorrerá na Companhia das Lezírias, com atividades como sessões de observação de aves no EVOA, workshops de identificação de rapinas e anilhagem de aves, e uma demonstração de como os cães da GNR detetam situações de uso ilegal de veneno (que ameaça muitas espécies selvagens). Os participantes ficarão ainda a conhecer as ações desenvolvidas no terreno para proteger a águia-de-bonelli desde a gestão sustentável do território ao fomento de presas como o coelho-bravo. 

Do programa constam ainda mesas redondas dedicadas a temas da atualidade: no sábado, dia 9, será debatido o tema “Alterações climáticas, e agora? Caminhos para uma gestão sustentável”, enquanto no domingo dia 10 o tema em debate será “Educação Ambiental num mundo em mudança”. 

Miúdos e graúdos serão também convidados a voar como águias, através de uma experiência de Realidade Virtual. Para os mais novos haverá ainda o “Ninho das Águias”, um espaço inteiramente dedicado à próxima geração, com teatro, hora do conto, e atividades ludicopedagógicas para crianças dos 4 aos 12 anos. 

O Festival é organizado pela Companhia das Lezírias e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito do projeto LIFE LxAquila. O projeto, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, procura proteger a águia-de-bonelli na Área Metropolitana de Lisboa. A mais pequena e discreta das três grandes águias que ocorrem em Portugal, a águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira) é uma espécie geralmente esquiva, mas nesta região vive excecionalmente perto das pessoas, o que a deixa especialmente vulnerável. 

As inscrições no Festival LxAquila são gratuitas, e estão abertas até 4 de setembro em www.spea.pt/life-lxaquila

________________

_____________________

_____________________