Festival do Arroz Carolino “está a cumprir objetivos e a afirmar Benavente”

22 Maio 2023, 23:15 Não Por João Dinis

O Festival do Arroz Carolino, que no último fim-de-semana decorreu em Benavente, teve a presença de milhares de pessoas ao longo dos três dias do evento, o que demonstra que a aposta e estratégia do Município de Benavente está a ser conseguida, e o arroz carolino das lezírias ribatejanas está a afirmar Benavente no panorama português, começando agora o concelho a recolher os frutos do investimento inicial.

Para Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, a quinta edição do Festival do Arroz Carolino, a segunda pós-pandemia, correu “de acordo com a nossa espectativa e o caminho que traçamos”, e que além de promover “o arroz carolino, que é nosso”, “é um evento que vem defender aquilo que é a caracterização do nosso território, da nossa paisagem, do nosso ambiente”, pelo que estas cinco edições “têm consolidado o evento e a cumprir um objetivo que é fazer chegar Benavente aos diversos pontos do país”.

Num pré-balanço, prometendo o autarca a apresentação oficial dos números do evento, estiveram nestes dias em Benavente “pessoas de diversos pontos do país”, o que é “muito importante” e vai encontro dos anseios da autarquia, “consolidando o evento ao nível do país”.

Todos os anos procuramos melhorar o espaço do festival”, salienta o autarca, que acredita que este ano melhorou bastante e o reflexo disso foi a “participação muito elevada” que o festival teve durante os três dias.

Apesar das críticas iniciais ao festival, que Carlos Coutinho relativiza, destacando que “o que é importante é que possamos concretizar o projeto da forma como o idealizamos e definimos, para que possamos ter um evento que pudesse projetar o nosso território e o concelho de Benavente.

O autarca considerou ainda bastante importante a organização ser feita pelos técnicos do município, que “idealizam, projetam e montam o evento”, demonstrativo da “capacidade dos técnicos e trabalhadores da câmara”, ao invés de outras autarquias que preferem contratar uma “solução chave na mão”, bastante mais onerosa.

Carlos Coutinho salienta ainda a importância do evento na economia do concelho, que acolheu milhares de visitantes, que fizeram as suas compras, refeições e ficaram alojadas nos estabelecimentos do concelho.

Este foi um evento que teve um planeamento bastante trabalhado, há alguns anos com a Entidade de Turismo, na altura ainda do Presidente Ceia da Silva e desde sempre dissemos que queríamos um evento caracterizador do território, e isso foi conseguido”, considera Carlos Coutinho, que conclui referindo que “daqui para a frente a responsabilidade há de ser sempre elevada e isso também é bom”.

________________

_____________________

_____________________