Festival de Órgão de Santarém 2024: Música e património em destaque com concertos nas freguesias
4 Novembro 2024, 16:23O Festival de Órgão de Santarém está de regresso ao concelho de 10 de novembro a 1 de dezembro com uma programação musical variada que vai passar pelos seis órgãos históricos das várias igrejas da cidade.
A edição deste ano estende-se às vilas do concelho de Santarém com um ciclo de concertos designado “Organalis” que vai percorrer as igrejas paroquiais das vilas de Tremês, Alcanede, Alcanhões, Pernes e Vale de Santarém de 15 a 17 de novembro.
A programação “pré-festival” inclui também a iniciativa Cidade do Vinho, com dois recitais enológicos que se vão realizar nas adegas da Quinta Monteiro de Matos (S. Vicente do Paúl) e na Quinta da Ribeirinha (Póvoa de Santarém) em que se irá disfrutar de uma prova de vinho ao som de música selecionada em harmonia entre o organista Ricardo Toste e os enólogos das quintas.
A edição de 2024 conta com Afonso Torres como organista residente. O jovem músico nortenho é considerado um prodígio do órgão pelos seus pares e em 2021 foi um dos premiados no XV Concurso Internacional Gottfired-Silbermann que o projetou para uma carreira internacional de sucesso na área. Afonso Torres vai participar nas conversas didáticas “óH!Tubos, Teclas e Música” que decorrem na Igreja da N.ª Sr.ª da Piedade (24 de novembro) e na Igreja de S. Nicolau (30 de novembro), entre as 12h30 e as 13h00.
Os grandes destaques da programação de 2024 do FÓS vão para o concerto histórico com o organista português e referência internacional da música histórica Fernando Jalôto, a 24 de novembro na Capela Dourada, a partir das 16h30; para o Concerto Master do músico húngaro Ádám Tabajdi na Igreja da Misericórdia a 29 de novembro a partir das 21h30; e para o Concerto Liberdade que encerra o festival a 1 de dezembro a partir das 16h30 na Igreja de Marvila e junta o jovem prodígio Afonso Torres à Orquestra de Sopros de Ourém, naquilo que o vereador da Cultura, Nuno Domingos, afirma ser “um concerto de música diversificada e muito empática e conexa entre a orquestra e o órgão”.
A sessão de apresentação do FÓS decorreu na manhã de segunda-feira, 4 de novembro, na Sé de Santarém, com a presença do diretor artístico Paulo Teixeira, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, José Noras, do Vereador Nuno Domingos, responsável pelo pelouro da Cultura e do Presidente da Câmara, João Leite.
Em declarações ao NS, Nuno Domingos explicou que este é um evento que é já uma referência a nível nacional e que é procurado por pessoas de vários pontos do país, embora seja muito direcionado à população do concelho.