Anúncio 0

Festival “De Fio a Pavia” regressa a 8 de novembro com homenagem a Carlos Paredes

Por 

Foto por: Direitos Reservados
Anúncio 1
Anúncio 2

A vila de Pavia volta a celebrar a cultura e a música na segunda edição do festival “De Fio a Pavia”, que decorre no próximo dia 8 de novembro de 2025. O evento, promovido pela Trupe dos Bichos – Associação Cultural, conta com o apoio da CCDR Alentejo, da Junta de Freguesia de Pavia, do Município de Mora, dos Vinhos Arnaud e da Fundação Eugénio de Almeida.

Este ano, o festival presta homenagem a Carlos Paredes, assinalando o centenário do nascimento do emblemático guitarrista português. A partir das 15h30, o público poderá visitar a instalação de vídeo «Mau Grado as Razões de Estado», com curadoria de Pedro Moura, e assistir à projeção do documentário «Movimentos Perpétuos», de Edgar Pêra, na Casa da Trupe dos Bichos.

A vertente musical arranca às 17h00 com o percurso «Em Cada Esquina um Amigo», que transforma as ruas de Pavia num palco a céu aberto. A iniciativa inclui atuações do Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, do Grupo Musical Paviense, do guitarrista Guilherme Fortunato e do músico Pedro Moura, na guitarra portuguesa.

A música continua no Coreto de Pavia, às 17h50, com o projeto FALENA, de Bruna de Moura e Inês Barroso, e segue para a Igreja de São Francisco, às 18h30, com o ensemble COMBINATORIUM, de José Peixoto e Nuno Cintrão.

O Grupo Musical Paviense sobe ao palco da sua sede às 21h00, celebrando 85 anos de história com um concerto especial que inclui obras como «Abertura Ligeira», «1ª Suite Alentejana» de Luís de Freitas Branco e «Xutos Medley», em homenagem à música portuguesa.

O jantar, servido pelo Grupo Musical Paviense, terá lugar às 19h30 nas suas instalações, promovendo o convívio entre músicos e público.

O encerramento do festival acontece no Centro Cívico da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, às 22h00, com o concerto de apresentação do disco «Chão de Vespas» de VELHO RAPAZ, projeto a solo de Pedro Moura. A noite termina com um DJ Set por @420@TÔA, às 23h00, encerrando um dia dedicado à música, à arte e à celebração da cultura alentejana.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1