Festival de Fanzines e Banda Desenhada promove criatividade da região
16 Setembro 2024, 10:49A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, o Mercado Municipal e a Biblioteca Municipal de Alpiarça recebem de 20 a 22 de setembro a segunda edição do Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça.
O festival pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo projeto da Fanzineteca da Biblioteca Municipal de Alpiarça, promovendo uma oferta cultural e artística diferenciadora para a região do Ribatejo e para a comunidade local, com foco especial para os amantes da banda desenhada e dos fanzines.
A abertura oficial do Festival está marcada para o dia 20 de setembro de 2024, às 21h00, com a inauguração de uma exposição coletiva dedicada à Liberdade, que contará com trabalhos de autores de renome como André Mateus, António Coelho, António Martins, Daniel Maia, Filipe Duarte, João Paulo Cotrim, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Miguel Rocha, Nuno Saraiva, Patrícia Costa, Susana Resende, Yves Darbos. Será apresentada ainda, uma mostra de fanzines da Fanzineteca de Aveiro, dirigida por Miguel Correia.
O ponto alto do dia inaugural está marcado para as 22h00, onde o público poderá desfrutar de um memorável concerto do projeto musical de Rogério Charraz – “O Coreto”, um disco conceptual, com músicas o próprio autor, letras de José Fialho Gouveia, e produção de Luisa Sobral. São 13 canções que viajam entre a música portuguesa urbana e as suas raízes mais tradicionais, e que nos levam a conhecer a história de amor do citadino Sebastião e da aldeã Ana. Este espetáculo, inspirado nos coretos que outrora desempenhavam um papel central na vida cultural das cidades e aldeias portuguesas, contará com a participação especial do Coro Polifónico de Alpiarça – SFA.
O Festival promete uma programação rica e variada, com destaque para a várias atividades de oficinas criativas. No dia 20 de setembro, Marc Parchow, cartoonista, editor da banda desenhada “Qual Albatroz” e colaborador em artigos de notícias de humor da ACAP – “Agreement on the Conservation of Albatrosses and Petrels”, irá orientar a “Oficina do Diário Gráfico ao Fanzine”. Já no dia 21, os amantes da banda desenhada poderão participar numa “Oficina de BD” com Joana Afonso, artista distinguida com múltiplos prémios, entre os quais o de Melhor Álbum Português, no Amadora BD, com “O Baile”. Nesse mesmo dia, Fernando Madeira (Phermad), da “Terminal Studios – Núcleo de Banda desenhada e Animação do Algarve”, conduzirá a “Oficina Heróis e Vilões”. No último dia, haverá lugar a uma sessão de Jogos de Tabuleiro, dinamizado pela Biblioteca Municipal, aberto a todos visitantes deste festival.
Em paralelo decorre um concurso de banda desenhada, um mercado do livro e uma mesa redonda onde serão abordados os temas da fanzine e banda desenha.