Festival das Sopas Ribatejanas “foi um sucesso” e serviu mais de 1500 litros de sopa

28 Março 2024, 11:33 Não Por Redacção

A Câmara Municipal da Chamusca considera que a segunda edição do Festival das Sopas Ribatejanas, que se realizou no último fom-de-semana na freguesia de Vale de Cavalos “foi um sucesso”, tendo alcançado os objetivos que a organização, a cargo do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Vale de Cavalos se propunham, de “divulgar e valorizar as sopas ribatejanas”.

A mostra gastronómica recebeu mais de 4 800 visitantes, que vieram de várias regiões do país para degustar mais de 13 variedades de sopas típicas ribatejanas, entre as quais: sopa de carneiro com feijão verde, sopa de agrião, sopa de arroz com tripas, sopa de fraca do campo, canja, sopa do campo (entulho), sopa de cogumelos, sopa d’aldeia, couve com feijão, caldo verde, sopa de peixe e sopa de pedra, sopa de grão com massa, confecionadas pelas associações, coletividades, freguesias e uniões de freguesia do Concelho, com os produtos endógenos da região chamusquense. mais de uma dezena de sopas.

No total dos três dias do certame foram servidos mais de 1 500 litros de sopa, cerca de mais 300 do que no ano passado.

À semelhança do ano passado, no último dia do festival, a Confraria de Gastronomia do Ribatejo provou e avaliou as sopas presentes no certame gastronómico. A sopa de cogumelos, servida pela União de Freguesias da Parreira arrecadou o 1ºlugar, a sopa de carneiro com feijão verde, oferecida pela empresa Carpintaria Mário, arrecadou pelo segundo ano consecutivo o 2º lugar e a sopa d’Aldeia, do Centro Cultural do Semideiro, o 3º lugar.

Durante o festival os visitantes puderam ainda provar alguns petiscos tradicionais, de que são exemplo carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau.

A autarquia anuncia já o regresso do evento em 2025, entre os dias 21 e 23 de março.

________________

_____________________

_____________________