Festas de Coruche assinaladas de forma simbólica

29 Julho 2021, 9:32 Não Por Redacção

A Comissão de Festas de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e a Câmara Municipal de Coruche anunciaram esta quinta-feira a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche, em moldes simbólicos e idênticos aos realizados no ano passado.

Após reunião entre todas as entidades envolvidas, onde foi analisada a situação epidemiológica na região onde se insere Coruche – Lisboa e Vale do Tejo, estes “entenderam que não existem condições para a realização destas celebrações no modelo tradicional”, pelo que “lamentamos informar que as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo 2021 serão assinaladas em formato idêntico ao ano anterior.”

De acordo com as entidades, “as celebrações religiosas de homenagem a Nossa Senhora do Castelo, serão salvaguardadas através de meios alternativos disponíveis, oficialmente recomendados.”
As tradicionais Novenas decorrerão no calendário normal, com o formato habitual e apenas condicionadas pelas regras impostas para as celebrações religiosas.

O tríodo decorrerá na esplanada do castelo, nas datas habituais (12, 13 e 14 de Agosto) e com a imposição das mesmas regras para as celebrações religiosas.

A Procissão voltará a ser assinalada em moldes iguais aos do ano passado, com a imagem de Nossa Senhora do Castelo a percorrer as freguesias e lugares do concelho.
A visitação decorrerá nos dias 12,13,14 pelas freguesias do Concelho e no dia 15 de Agosto no itinerário da Vila e zonas limítrofes, que terminará com a cerimónia da bênção dos campos, na esplanada do Castelo, estando condicionada pelas regras impostas para as celebrações religiosas”, anunciam.

Quanto à parte profana das festas, esta será assinalada nas ruas de Coruche, nomeadamente o o Cortejo Histórico e Etnográfico, com diversos quadros etnográficos alusivos às tradições das freguesias do concelho.

As entidades envolvidas na organização das Festas de Coruche estão conscientes da medida tomada, “que deixará um sentimento de tristeza na população”, mas “neste momento de propagação do vírus e das suas consequências, considera-se necessária e prudente a tomada desta decisão.”

Certos de que a população do concelho e os amigos das Festas de Coruche entendem e apoiam os motivos deste comunicado, para o ano cá estaremos para honrar a tradição das centenárias Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo”, concluem.

________________

_____________________

_____________________