Festa da Marioneta anima concelho de Santarém de 16 a 24 de agosto

14 Agosto 2024, 15:51 Não Por André Azevedo

A Festa da Marioneta é outra das novidades apresentadas pelo Verão in.Str ao longo da edição deste ano. Depois da estreia do festival in.Circo – Festa das Artes de Circo e do continuo crescimento do in.Estátua- Festival de Estátuas Humanas de Santarém, chega entre 16 e 24 de agosto a Festa da Marioneta, uma iniciativa que promete continuar a fazer sorrir muitos rostos ao longo do período estival.

Antes de subir ao planalto escalabitano, a Festa da Marioneta visita algumas vilas do Concelho de Santarém, nos dias 16 e 17 de agosto, como Pernes, Alcanede, Amiais de Baixo e Vale de Santarém.

Teatro Dom Roberto – SA Marionetas

16 de agosto – 21h30 – Largo do Rossio, Pernes

17 de agosto – 21h30 – Jardim Público, Amiais de Baixo

O público vai poder assistir a uma história em que Dom Roberto vai casar e tem que fazer a barba para estar apresentável no dia do seu casamento. Depois do trabalho feito, entra em discussão com o Barbeiro por achar o preço muito elevado. As coisas ficam feias e, Dom Roberto, acaba por matar o Barbeiro. Chega o Padre para enterrar o morto e logo depois o Polícia para o levar para a cadeia. Depois de muita pancadaria vem o Diabo para levar Dom Roberto para o Inferno por todas as suas más ações. Por fim vem a própria Morte para o levar com ela, mas o nosso herói vence os diversos opositores.

Joaquim, Uma História de (A)Mar – Luís Manhita

17 de agosto – 18h00 – Escola Primária de Aldeia d’Além, Alcanede

O enredo acompanha a curiosidade do jovem que quer entender o mundo e as coisas que o rodeiam. Joaquim veio do mar, mas acabou por se esquecer de quem era e de onde vinha. Embarca numa viagem pelas suas memórias e pelas suas aventuras. Mas falta sempre qualquer coisa… há qualquer coisa que falta para que Joaquim seja mais feliz. É então que ele se recorda que a vida só faz sentido, quando pomos o coração em tudo o que fazemos.

Espetáculo sem palavras que desperta para uma linguagem “não verbal’.

Retábulo de Dom Cristóbal – Era Uma Vez, Marionetas

17 de agosto – 21h30 – Sociedade Recreativa Operária, Vale de Santarém

Inspirado numa obra original de Federico Garcia Lorca, o ‘Retábulo de Dom Cristóbal’ é uma obra moderníssima com o propósito evidente de romper com as convenções, estejam elas embrulhadas no papel usado na primeira metade do século passado ou nos papéis usados hoje em dia. A produção contou com o apoio da Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura

Retrato de Família com Teatro de Marionetas – Cinema

21 de agosto – 21h45 – Pátio do Teatro Sá da Bandeira, Santarém

Na noite de 21 de agosto, é tempo para ficar a conhecer as aventuras e desventuras de uma família de artistas que gere um teatro de marionetas. ‘Le Grand Charlot’ ou ‘Retrato de Família com Teatro de Marionetas’ apresenta uma história dramática familiar, realizada em 2023, por Philippe Garrel, com produção repartida entre Suíça e França.

Segundo a sinopse, os irmãos Louis, Martha e Lena criam espetáculos de marionetas sob a orientação do pai, o habilidoso dono da trupe, e da avó, responsável pela confeção dos bonecos. Juntos, ao longo de muitos anos e por onde quer que fossem, eles foram encantando plateias com as suas histórias.

Mas o seu destino muda drasticamente quando o patriarca morre de ataque cardíaco. Enquanto se esforçam por lidar com a perda e manter viva a tradição familiar, cada um deles faz o que pode para encontrar o seu próprio caminho.

O filme foi distinguido, tendo alcançado o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim.

Jacarandá – Universo Paralelo

22 de agosto – 21h45 – Casa do Brasil, Santarém

Jacarandá’ é apresentada como uma viagem às profundezas da natureza pelas mãos de marionetas. Durante 50 minutos, com produção da companhia Universo Paralelo e direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares, o espetáculo desenvolve-se através da manipulação de marionetas e da expressividade corporal do bailarino. O marionetista Magnum Soares, revela a beleza e os mistérios que se escondem nas raízes, nos troncos e nas copas das árvores e convida o público a fazer uma viagem sensorial pelo mundo mágico da natureza.

O espetáculo propõe imaginar o mundo mágico e enigmático da natureza que não se consegue ver ao passear num jardim, o que está debaixo da terra ou na copa das árvores, ou o que acontece na floresta ao anoitecer.

Uma experiência única para toda a família, com uma linguagem poética e acessível, Jacarandá é um espetáculo para todas as idades. As crianças e adultos serão fascinados pela beleza das marionetas, pela música original de Duda Somtopia e pela cenografia que deixa memórias de Élio Antunes e Magnum Soares. Jacarandá é uma ode à arte das marionetas e formas animadas, um universo mágico que combina tradição e inovação.

Este projeto é financiado pela República Portuguesa – Direção-Geral das Artes.

Teatro Tuk Tuk – La Fontana Formas Animadas

23 de agosto – 21h30 – Jardim Público, Amiais de Baixo

24 de agosto – 18h00 – Jardim Portas do Sol, Santarém

Trata-se de uma história popular portuguesa muito antiga, onde o investigador Teófilo Braga recolhe uma versão na ilha da Madeira e no Algarve, com o nome Boi Cardil. Em Coimbra, é registado como Boi Rabil por Adolfo Coelho.

O Teatro Tuk-Tuk é uma estrutura teatral móvel e de marcante impacto visual, que vai buscar como referências elementos históricos associados ao teatro de rua e veículos urbanos icónicos. Esteticamente, inspira-se nos brinquedos tradicionais; no universo decorativo – e utilitário – das belas latas coloridas de bolachas e chocolates; nas engenhocas e autómatas presentes nas cascatas de São João e nos presépios mecanizados.

O2 (Oxigénio) – Companhia PIA

23 de agosto – 21h45 – Largo do Seminário, Santarém

A sinopse indica que num futuro frágil e incerto, emerge um Mundo entorpecido pela desenfreada modernização, suspenso pelas poucas memórias que ainda ecoam em corpos resilientes na procura incessante do elemento vital que lhes suporta a Vida.

Trata-se da mais recente criação da Companhia PIA, uma performance que, através das linguagens do teatro físico e das formas animadas, convida o espectador a

uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade, onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.

Aldeia Balão – Teatro de Marionetas de Mandrágora

24 de agosto – 21h45 – Praça Velha, Santarém

A peça gira em redor de uma máquina voadora que transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas. Estes tentam reviver uma vida que já não existe, tentam compreender as pedras, a terra e a areia. Criam rotinas e reinventam criaturas de uma ruralidade desaparecida. Habitam um espaço imaginário, sobrevoam a realidade, e ali na máquina fazem desfiar estórias com princípio e sem fim. De gente se faz a “aldeia balão” e o seu maior desejo é ter um lugar onde possam habitar os seus sonhos…

Nesta criação, criada para a rua, cruzam-se linguagens, teatro, marionetas, objetos, artes circenses e música! É uma criação metafórica que procura nas pequenas coisas saborear o que é amplo, a vivência conjunta.

______
____________________