O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, anunciou que a realização da Feira de Outubro, que decorrerá entre os dias 3 e 12 de outubro, implicará vários condicionamentos à circulação rodoviária na cidade. O evento, de cariz popular, inclui a Feira Anual 2025, o 44.º Salão de Artesanato, as tradicionais Esperas de Toiros e diversas atividades na Praça de Toiros Palha Blanco.
De acordo com a PSP, as Esperas de Toiros, que se realizarão entre 4 e 8 de outubro, obrigam ao corte de trânsito no sentido Norte em várias artérias, designadamente no Largo 5 de Outubro, Rua 1.º de Dezembro, Rua Serpa Pinto, Rua do Curado e Rua Joaquim Pedro Monteiro. As interdições terão início às 13h30 de dia 2 e prolongar-se-ão até às 19h00 de dia 8.
Para reduzir os constrangimentos, em especial no atravessamento da cidade pela EN 10, será implementada a circulação em ambos os sentidos na Rua Alves Redol e na Rua Luís de Camões durante o mesmo período. Nessas vias, o estacionamento estará proibido a partir da meia-noite de dia 2, estando prevista a remoção de viaturas.
A PSP recomenda que sejam utilizadas alternativas, como as vias com duplo sentido criadas na cidade ou a autoestrada A1 nos percursos Norte-Sul e Sul-Norte.
Além disso, a polícia deixa alguns conselhos à população e visitantes: evitar as ruas interditadas, retirar as viaturas das zonas com estacionamento proibido, recorrer aos parques fora da cidade, não ocupar a linha férrea durante as Esperas de Toiros, não conduzir sob o efeito de álcool e respeitar as indicações dos agentes.
A PSP lembra ainda que, em caso de necessidade, os cidadãos devem ligar para o 112 ou para o Comando Metropolitano de Lisboa através do número 217 654 242.




