Famílias do Bairro 23 de Junho no Couço já podem regressar a casa (com Fotos)

25 Abril 2023, 21:08 Não Por Redacção

A requalificação dos sete fogos de habitação e do espaço público envolvente do Bairro 23 de Junho, no Couço, concelho de Coruche, foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 25 de Abril, para rejubilo dos moradores, que podem assim deixar os alojamentos temporários disponibilizados pela Câmara Municipal de Coruche e voltar às suas casas, agora com condições de habitabilidade.  

O presidente da autarquia coruchense, Francisco Oliveira, mostrou-se radiante com a possibilidade de proporcionar àquelas famílias um espaço com condições, vincando que “ver os objectivos propostos a serem atingidos são os momentos de felicidade dos autarcas”. O autarca explicou que a requalificação representou um investimento de 850 mil euros, apoiados por fundos europeus. O autarca revelou ainda que a empreitada de requalificação de mais 32 fogos de habitação no Bairro da Liberdade está a decorrer, num investimento a rondar os dois milhões de euros. Este investimento é, segundo Francisco Oliveira, “um grande passo para não haver mais intervenções nestes edifícios nos próximos cinquenta anos”. 

Maria Fernanda Rodrigues dirigiu-se aos presentes lembrando que ter uma habitação condigna é um dos mais elementares direitos. “A casa é o lugar onde crescemos, onde nos construímos e reconstruímos, onde somos felizes. Onde aprendemos, onde constituímos família, onde rimos e choramos. É o lugar onde começa a liberdade. A nossa casa é mais do que quatro paredes e um tecto. É a centralidade do projecto de vida de cada um de nós e é a partir dela que construímos uma sociedade mais justa, igual, coesa e concretizamos essa liberdade”, vincou a Secretária de Estado. 

A cerimónia contou com a presença do executivo municipal, da Secretária de Estado da Habitação Maria Fernanda Rodrigues, e da presidente da Junta de Freguesia do Couço Ortelinda Graça que fizeram a entrega das chaves e da documentação às sete famílias que ali vão voltar a residir, que permite que se faça a instalação dos contadores da água e da eletricidade. 


Por: André Azevedo

____________________

____________________