Falso funcionário da Segurança Social burla idosa em mais de 100 mil euros na Glória do Ribatejo

14 Fevereiro 2023, 13:19 Não Por João Dinis

Um falso funcionário da Segurança Social burlou na manhã desta terça-feira, uma idosa, viúva, com cerca de 77 anos de idade na Glória do Ribatejo, conseguindo subtrair-lhe mais de 100 mil euros em dinheiro e ouro.

Fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma ao NS a ocorrência da burla, iniciada pelas 10.45 horas, desta terça-feira, 14 de fevereiro, numa rua da localidade de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, tendo depois o meliante conseguido introduzir-se na residência da mulher, subtraindo-lhe dinheiro e bens “num valor bastante considerável e fora do comum”.

De acordo com o que o NS apurou, o homem, que a GNR não sabe se agiu sozinho ou se teria alguém à sua espera, terá abordado a vítima fazendo-se passar por funcionário da Segurança Social e com isso ganhou a confiança da senhora, conseguindo depois entrar na sua habitação, na zona central da localidade, fazendo depois com que a mulher lhe entregasse bens e dinheiro, num montante que embora estando ainda a ser apurado pelas autoridades, deverá mesmo ultrapassar os 100 mil euros.

Segundo conseguimos apurar, a vítima conseguiu ainda assim identificar alguns detalhes sobre o homem e a viatura em que este se deslocava, tendo agora a GNR uma operação em curso para tentar apanhar o burlão.

O Tenente Coronel Silva, relações públicas do Comando da GNR de Santarém, lamentou a situação, e aproveitou para voltar a reforçar a necessidade das pessoas, sobretudo as mais idosas, terem cuidados redobrados com este tipo de abordagens, e em caso de dúvida contactar as autoridades, “se forem de facto funcionários da Segurança Social com certeza não se vão importar com a nossa presença, mas se forem burlões certamente se vão afastar”.

O responsável lamenta também que apesar de todas as ações de sensibilização levadas a cabo pelas forças policiais estas situações continuem a acontecer, voltando a alertar para que em caso de dúvida deverão sempre contactar as autoridades.

________________

_____________________

_____________________