Falcoaria une Salvaterra de Magos e Valkenswaard (com Fotos)
2 Dezembro 2024, 20:03O oitavo aniversário da inscrição da Falcoaria com Património Cultural Imaterial da UNESCO, foi assinalado este domingo, 1 de dezembro, com um reforço da união entre as localidades de Salvaterra de Magos e Valkenswaard, nos Países Baixos, ambas com fortes ligações à Falcoaria, e com uma vasta história que as une, pois foi daquela cidade que vieram os falcoeiros para Salvaterra de Magos em 1918.
Ambas as vilas já tinham iniciado em 1995 uma ligação de colaboração, que foi reforçada, e que entre outras iniciativas, permitirá que quem pretenda trabalhar sobre a arte da falcoaria o possa fazer com o apoio de ambas as autarquias.
Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, destacou a importância do reconhecimento da falcoaria para o turismo de Salvaterra de Magos, salientando o trabalho desenvolvido pela Dra. Natália Guedes, Professor Temudo Barata e da Associação Portuguesa de Falcoria no trabalho desenvolvido desde então e que permite que Salvaterra seja a capital nacional da Falcoria e procurada por entusiastas nacionais e internacionais da prática cinegética.
A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu também a apresentação do livro “Tratados de Falcoaria”, uma coletânea do século XIV a XVI, que aborda temáticas como “as doenças que afligem os falcões” e que são agora um documento único no mundo sobre a temática.
O livro trabalhado nos últimos quatro anos, traduziu para português um “italiano muito antigo”, de um documento histórico que a autarquia de Salvaterra de Magos disponibiliza agora para todos.
A Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, inaugurou também a exposição “Falcoria no Mundo”, onde são relatadas as presenças da falcoaria em diversos países.