Fadista Jonas apresenta no Teatro Sá da Bandeira espetáculo que junta fado e dança
11 Novembro 2024, 11:04Na noite de sábado, 16 de novembro, pelas 21h30,o fadista e coreógrafo, Jonas sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira com o espetáculo de música e dança, ‘Maçã d’Adão’, onde se vai poder assistir a uma viagem sonora que navega por influências ciganas, ibéricas, mouriscas e afro-brasileiras, com produção da Associação Cultural Sinistra.
Jonas, também compositor e autor, apresenta um projeto que em “tempos de conflito e intolerância, celebra toda a riqueza cultural presente nas sonoridades do Fado.” Jonas explica que “este é um fado que nos chega em toda a sua mundividência, um fado que vai beber às suas origens e resgata a dança extinta do fado batido”. O artista encontrou inspiração no “primeiro capítulo bíblico, Génesis, todo ele ligado à criação”, fazendo com que a peça ‘Maçã d’Adão’ recupere “a dimensão mística do fado, no sagrado e no profano”, abraçando “uma ideia de destino, de roda da fortuna e de oráculos, como a leitura das mãos, os búzios ou o tarô”, diz ainda.
De recordar que o título ‘Maçã d’Adão’, é nome do novo álbum de Jonas, que lançou este segundo disco como um “um projeto único que reconstrói, reinterpreta e projeta dimensões do fado que se foram perdendo ao longo do tempo.
A sinopse do espetáculo revela ser do “desconhecimento quase generalizado o facto de que o fado foi dançado durante quase metade da sua existência”. Na Lisboa oitocentista esta dança com forte expressão social denominava-se “Fado Batido”, nome que advém do ato de sapatear, de bater com o pé no chão ao som do fado.
O espetáculo que Santarém vai poder assistir resultou de um processo da devolução da dança ao fado. Estreado em 2021, ‘Bate Fado’ foi considerado pelos jornais Público e Expresso como o melhor espetáculo de dança do ano. Foi também neste ano que Jonas lançou o seu primeiro álbum enquanto cantautor, ‘São Jorge’, com edição pela Valentim de Carvalho e produção musical de Jorge Fernando, que deu a conhecer a uma escrita fresca e irreverente na composição de Jonas, fortemente empenhado em contribuir para a expansão lírica do fado.
Este espetáculo integra a programação do Teatro Sá da Bandeira que tem o apoio da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Os bilhetes encontram-se à venda no Teatro Sá da Bandeira (243 309 460 | teatrosabandeira@cm-santarem.pt) de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
No dia dos espetáculos a bilheteira abre uma hora antes da hora programada. Fora do horário de abertura ao público, a venda e reservas de bilhetes é possível através da plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.
Foto: Iolanda Pereira