Exposições e homenagem no aniversário da Falcoaria como Património Cultural da Humanidade

26 Novembro 2022, 11:48 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinala no próximo dia 1 de Dezembro, o sexto aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade com a inauguração de duas exposições e uma homenagem ao professor Filipe Themudo Barata.

Pelas 15 horas terá lugar a inauguração da exposição “Falcoaria no Mundo”, que conta com a participação activa de 11 países, que enviaram fotografias e informações sobre o passado e o presente da prática da Falcoaria no seu território.
“Esta exposição testemunha que a prática da Falcoaria está activa em pelo menos 24 países, que têm em comum a paixão pelo adestramento e caça com aves de presa, mantendo o respeito pelos seus habitats”, anuncia o Município de Salvaterra de Magos.

Na Galeria de Exposições da Falcoaria Real será inaugurada “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”, uma exposição de pintura de Ana Teresa Pontífice.

Em seguida terá lugar a homenagem a Filipe Themudo Barata, Professor Catedrático, Jubilado da Universidade de Évora, “pela dedicação ao estudo do Património Histórico e Cultural do concelho de Salvaterra de Magos, em especial pelo trabalho desenvolvido sobre Falcoaria e na Falcoaria Real”, fundamental para o reconhecimento dado pela UNESCO à Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A música estará a cargo de Laura Macedo e Marcelo Silva.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos liderou a candidatura da prática da Falcoaria como Património Cultural Imaterial da Humanidade, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tendo conseguido o reconhecimento da UNESCO a 1 de Dezembro de 2016, em Adis Abeba, Etiópia.

________________

_____________________

_____________________