Exposição e homenagens assinalam primeiro aniversário dos Bordados da Glória como Património Cultural

30 Janeiro 2023, 14:41 Não Por Redacção

Com o objectivo de assinalar o primeiro aniversário da inclusão dos “Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Camara Municipal de Salvaterra de Magos leva a efeito no próximo sábado, 4 de Fevereiro, um conjunto de actividades no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo.

Pelas 15.30 horas será inaugurada a exposição “Lenços de Namorados”, que reúne cerca de meia centena de peças recolhidas junto da população local.

Na ocasião será também prestado agradecimento público à Dra. Rita Pote, da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo e ao Dr. Roberto Caneira, da Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo pelo trabalho que desenvolveram no âmbito deste projeto”, anuncia ainda a autarquia de Salvaterra de Magos.

Recorde-se que a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de Fevereiro de 2022, numa candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade da Glória do Ribatejo.

________________

_____________________

_____________________