Exposição e aniversário da SIC abriram comemorações do 25 de Abril em Coruche (com Fotos)

16 Abril 2023, 23:17 Não Por João Dinis

A inauguração da exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade” e o concerto comemorativo dos 127 anos da Sociedade de Instrução Coruchense (SIC) deram o mote às comemorações do 25 de Abril em Coruche.

A Galeria do Mercado Municipal acolhe até 14 de maio a exposição onde o Município de Coruche presta tributo ao movimento coletivo de construção da democracia local, aludindo a lugares e à realidade do Concelho.

Da revolução dos cravos às primeiras eleições democráticas locais (1974-1976), passando pela criação das freguesias em 1984 e culminando na consolidação do poder local em 1986, particularmente em Coruche, a mostra afirma mais do que apenas o estabelecimento do poder local como uma das transformações de maior impacto produzidas na sociedade portuguesa após o 25 de Abril de 1974.

A exposição retrata os vários momentos e nomes que marcaram a democracia em Coruche e em Portugal, recordando diversos nomes históricos de Coruche e sobretudo, aqueles que ficam na história do concelho como os primeiros a viver a liberdade plena.

A exposição é de entrada livre e está aberta todos os dias, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18.30 horas.

Após a inauguração, no Pavilhão Multiusos de Coruche decorreu o concerto comemorativo dos 127 anos da Sociedade Instrução Coruchense (SIC), que apresentou um vasto reportório, bem como a sua escola de formação de jovens músicos.

________________

_____________________

_____________________