Exposição “Caminhos de Salgueiro Maia” chega à Polónia com homenagem internacional
19 Dezembro 2024, 14:13A exposição coletiva de artes plásticas “Caminhos de Salgueiro Maia”, com curadoria do artista escalabitano José Quaresma, encontra-se patente na Aula Gallery, na Strzemiński Academy of Fine Arts, em Lodz, Polónia, desde o passado dia 3 de dezembro e poderá ser visitada até ao final do ano.
Reunindo obras de 53 artistas provenientes de Portugal, Brasil, Polónia e Itália, esta mostra presta homenagem ao icónico Capitão de Abril, reconhecido pelo seu papel decisivo na Revolução de 1974. Após a sua inauguração em Portugal e uma passagem marcante por Santarém em maio, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional, esta é a sexta paragem de um projeto itinerante que já passou por Lisboa, Castelo de Vide, Arraiolos, Paris e Bolonha.
Além das exposições, o projeto inclui a publicação do livro “Chiado, Carmo, Paris e os Caminhos de Salgueiro Maia”, que também funciona como catálogo da mostra, e um ciclo de conferências que percorreu várias cidades europeias. A última etapa deste percurso terá lugar em Bolonha, Itália, no próximo ano, com a data ainda por anunciar.
José Quaresma destaca a solidariedade dos artistas polacos, que criaram obras alusivas à figura de Salgueiro Maia, numa demonstração de empatia e respeito pela memória histórica. “Os artistas portugueses fizeram o mesmo, enquanto os colegas de Bolonha homenagearam os Fratelli Cervi, resistentes ao fascismo italiano, e os autores brasileiros interpretaram plasticamente a canção ‘Tanto Mar’, de Chico Buarque”, explicou o curador.
QuaResma, que além da curadoria foi responsável pela edição do livro que acompanha a mostra, é atualmente professor associado e diretor do Departamento de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, bem como investigador no Centro de Filosofia da mesma instituição.
Esta exposição é mais do que uma homenagem a Salgueiro Maia; é um testemunho do impacto universal dos valores da liberdade e da resistência, promovendo o diálogo entre culturas através da arte.