A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a 13.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A TERRA TREME”. A iniciativa, que coincide com o World Tsunami Awareness Day, tem como objetivo reforçar a preparação da população para a eventual ocorrência de sismos e tsunamis, promovendo comportamentos seguros e responsáveis em situações de emergência.
O exercício, de âmbito nacional, é aberto à participação de cidadãos, famílias, escolas, empresas e instituições públicas e privadas, e consiste na prática de três gestos simples que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar. A ação decorre durante um minuto, num momento simbólico em que todos são convidados a treinar estes gestos de autoproteção e a refletir sobre a importância da preparação individual e coletiva perante catástrofes naturais.
A edição de 2025 pretende, além de reforçar a capacitação da população sobre os comportamentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, promover o debate em torno do risco sísmico e alargar o envolvimento da sociedade civil, para além da comunidade escolar. A ANEPC considera este exercício um verdadeiro ato de cidadania e um compromisso cívico com a segurança coletiva, incentivando organizações públicas, privadas e associativas a aderirem à iniciativa e a integrarem ações de sensibilização e treino nos seus planos de emergência.
A participação pode assumir várias formas, desde o registo individual ou institucional no site www.aterratreme.pt, até à realização de sessões de esclarecimento sobre medidas preventivas, exercícios de evacuação e campanhas internas de comunicação sobre os comportamentos de autoproteção em caso de sismo ou tsunami.
O Comando Sub-regional da Lezíria do Tejo apela à adesão de entidades e cidadãos, sublinhando a importância do envolvimento de todos na construção de uma sociedade mais segura e resiliente. Para esclarecimentos ou apoio à participação, foi disponibilizado o contacto da responsável local pelo exercício, Sara Novo, através do email sara.novo@prociv.pt ou do telefone 243 594 240.
O desafio é simples, mas essencial: treinar os três gestos que salvam – baixar, proteger e aguardar – e contribuir para uma cultura de prevenção que pode fazer a diferença no momento certo.






