Executivo Municipal visita unidade da DAMM em Santarém, responsável por 30% do volume de negócios do grupo

27 Janeiro 2025, 11:34 Não Por André Azevedo

O Executivo Municipal de Santarém visitou, na manhã de quinta-feira, 23 de janeiro, a unidade de produção industrial da DAMM, anteriormente conhecida como Font Salem, localizada na cidade. A visita decorreu a convite da Administração da empresa, que atualmente emprega 250 pessoas, das quais 90% fazem parte do quadro de efetivos. Em 2024, esta unidade produziu um total de 3 milhões de hectolitros, entre cervejas e refrigerantes.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, acompanhado pelo vereador Alfredo Amante, esteve presente nas instalações da empresa espanhola, sendo recebidos por Antoni Folguera Ventura, Administrador-Geral da DAMM, e Octavi Martí Crescencio, Diretor de Operações. A visita teve como objetivo observar os resultados do investimento realizado pela empresa na expansão das suas unidades de produção e armazenamento, um projeto que representou mais de 40 milhões de euros ao longo dos últimos quatro anos.

A DAMM reforçou o seu compromisso com o crescimento sustentável, não só através do aumento da capacidade produtiva das suas instalações, mas também pelo alargamento dos serviços de produção e embalagem para outras marcas, com destaque para as marcas brancas de grandes superfícies comerciais.

A fábrica de Santarém conta atualmente com sete linhas de produção, abastecidas por cinco poços de água de elevada qualidade, elemento essencial para os produtos fabricados localmente. A unidade ocupa uma área total de 290.725 m², que inclui diversas zonas operacionais, desde a receção de matérias-primas até à sala de malte, brassagem, fermentação, guarda, xaroparia, enchimento e armazenamento.

Em 2024, a unidade foi considerada a sétima maior empresa do Distrito de Santarém. É uma das quatro fábricas do grupo DAMM, sendo três localizadas em Espanha e uma em Portugal. A fábrica escalabitana tem um peso significativo na operação global do grupo, sendo responsável por 3 dos 9 milhões de hectolitros produzidos anualmente e representando cerca de 30% do volume de negócios total da empresa. Esta faturação corresponde a 150 milhões de euros, de um total de 550 milhões gerados pelo grupo.

A visita destacou não apenas a importância da unidade para a economia local e regional, mas também o impacto positivo do grupo DAMM no setor industrial, com uma aposta contínua em inovação e crescimento.

____________________