EXCLUSIVO NS – Governo substitui Administração da ULS Lezíria / Hospital de Santarém até final do mês

24 Setembro 2024, 14:52 Não Por João Dinis

O Governo da AD (PSD/CDS) irá substituir até final do mês de setembro a Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria do Tejo (ULS Lezíria), cujo Hospital Distrital de Santarém integra.

Fonte governamental confirmou ao NS que “conforme foi anunciado pelo Primeiro-ministro Luís Montenegro”, a administração pública iria sofrer algumas alterações, e entre as alterações verificadas está a atual Administração da ULS Lezíria, liderada por Tatiana Filipa Palão Silvestre.

A mesma fonte refere que o processo não está ainda validado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), pelo que não são ainda adiantados os nomes que deverão vir a administrar a saúde na Lezíria do Tejo, expectavelmente a partir do mês de outubro do corrente ano.

Sabe o NS que quer o Ministério da Saúde, quer a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, tem “sondado” alguns nomes influentes na área da saúde do distrito, mas não estará ainda fechada a composição da equipa que assumirá a gestão do Hospital Distrital de Santarém, bem dos Centros de Saúde da Lezíria do Tejo.

O NS contactou esta segunda-feira a Administração da ULS Lezíria do Tejo, com o objetivo de perceber se haviam sido informados sobre as alterações previstas pelo Governo, não tendo obtido resposta à nossa solicitação até ao momento.

Recorde-se que a atual administração da ULS Lezíria, que iniciou funções a 1 de fevereiro deste ano, é liderada por Tatiana Silvestre, que tem ainda a seu lado, Ana Bugalho Paulos (Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares); João Ferreira (Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários); Sérgio Domingos e Hugo Sousa (Vogais) e João Formiga (Enfermeiro Diretor)

Ligações ao PS e demissões de médicos terão motivado mudanças

As ligações da atual administradora, Tatiana Silvestre, ao Partido Socialista e a demissão de médicos de diversas especialidades que se têm verificado nos últimos meses, e que agravaram ainda mais a situação no Hospital Distrital de Santarém, terão sido os motivos para a substituição da Administração da ULS Lezíria.

Médio e Estuário do Tejo sem alterações

As Unidades Locais de Saúde do Médio Tejo e Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira) não terão alterações na estrutura da sua administração, confirmou o NS junto de fonte do Ministério da Saúde.

Para já, o Governo irá manter as atuais administrações, demonstrando assim que está satisfeito com os resultados alcançados.

____________________