Évora recebe acampamento de jovens pela Paz

29 Julho 2022, 10:12 Não Por Redacção

Numa organização da Associação Projecto Ruído, Évora recebe de 29 a 31 de Julho a décima edição do Acampamento pez Paz, que reunirá jovens de todo o país.

Segundo a organização estão inscritos mais de duas centenas de jovens de todo o país, incluindo jovens dos concelhos de Benavente, Santarém e Tomar, que se unem em torno do objectivo de promover a Paz no país e no mundo.

Para a organização este é um momento de comemoração dos valores da paz, mas também um momento ímpar de demonstração da luta dos jovens portugueses contra a guerra.
Nestes três dias iremos igualmente lutar pelos nossos direitos basilares, para que todos os jovens do mundo possam viver nos seus países em paz, com acesso à cultura, ao desporto e ao seu desenvolvimento pessoal e colectivo.

É organizado este ano pela Plataforma para a Paz e o Desarmamento, que nasceu em Fevereiro de 2018 pela necessidade de um conjunto de organizações e associações juvenis, estudantis, de movimentos pela Paz e contra a Guerra afirmarem os direitos da liberdade, da cooperação entre os povos, da autodeterminação. Defende o fim das armas nucleares e de destruição massiva, do desarmamento geral e simultâneo, da resolução pacífica de conflitos, o respeito pela soberania dos povos, como o determina a Carta das Nações Unidas e a Constituição da República Portuguesa.

Nos 3 dias que compõem o Acampamento pela Paz, centenas de jovens, de todo o país, poderão participar em diversas actividades organizadas pelas suas associações. Debates temáticos, concertos, workshops, spoken word sessions, desportos são algumas das actividades que trarão alegria e diversão aos participantes. Mais se acrescenta, actividades de solidariedade com os povos em guerra e ainda a possibilidade de participarem no roteiro literário do “Levantado do Chão” no ano em que se comemora o centenário de José Saramago.

________________

________________________