ETAR da Malhada Alta já está em funcionamento

9 Fevereiro 2021, 22:40 Não Por Redacção

Já se encontra em funcionamento a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Malhada Alta, concelho de Coruche, construída junto da Estrada Nacional 251, a 11ª no concelho de Coruche construída pela Águas do Ribatejo.

Esta ETAR, que veio substituir a antiga fossa séptica já desactivada, resulta de um investimento de 225 mil euros da Águas do Ribatejo e eleva o nível de tratamento para secundário cumprindo assim os normativos legais para descargas de águas residuais domésticas.

De acordo com a Águas do Ribatejo, “a solução adoptada baseia-se numa unidade compacta de lamas ativadas em baixa carga de funcionamento contínuo, constituída por uma zona anaeróbia à cabeça, um compartimento arejado e um decantador, antecedidos de tamisação para tratamento preliminar das águas residuais afluentes”, sendo que as lamas resultantes do processo de tratamento sofrem localmente uma redução de volume recorrendo a um espessador gravítico, sendo depois transportadas para outra ETAR para desidratação e posterior destino final adequado.

Antes da devolução da água residual tratada ao meio hídrico recetor, é efetuada a medição dos caudais das águas residuais tratadas.

Com a activação deste equipamento foi dado mais um contributo para o bom tratamento das águas residuais e para melhorar o conforto e a qualidade de vida das populações servidas” refere a empresa que apela a todos os moradores da Malhada Alta que procedam à ligação à rede pública de saneamento beneficiando de uma solução mais cómoda e mais segura.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________