Estudantes conhecem funcionamento da ETAR de Samora Correia

2 Abril 2022, 15:08 Não Por Redacção

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Samora Correia, recebeu esta sexta-feira, a visita de cerca de vinte alunos do curso de certificação de competências EFA (12º ano) no âmbito da área de competência Ambiente e Sustentabilidade.

A nova ETAR de Samora Correia, que entrou em funcionamento no início de 2022, trata os efluentes da freguesia de Samora Correia, que inclui a cidade e as povoações do Porto Alto e dos Arados num universo de 18550 habitantes, estando preparada para duplicar a sua capacidade, num horizonte temporal de 30 anos.

A ETAR foi construída na Herdade de Palhavã, em Porto Alto, numa zona de charneca, rodeada de montado de sobro, fora da malha urbana e perto do rio de modo a minimizar os impactes sociais e ambientais.

A intervenção com uma empreitada de cerca de 5 milhões de euros, dos quais 4,2 milhões de capitais próprios da Águas do Ribatejo, incluiu a construção dos emissários e condutas com 10 quilómetros e três estações elevatórias nas antigas ETAR da Quinta dos Gatos, em Samora Correia e Bordalo Pinheiro e Pendente 2, no Porto Alto.

As antigas estações estavam em final de vida útil com debilidades de funcionamento.

As novas elevatórias encaminham o “esgoto” para a ETAR onde é tratado para ser devolvido ao rio dando vida ao Ciclo Urbano da Água.


Os alunos, na maioria adultos com várias identidades profissionais, ficaram a conhecer os processos de tratamento desde a recolha do efluente até à devolução da água tratada ao meio ambiente.

________________

_____________________

_____________________