Estrada ceifou a vida a 13 pessoas no primeiro semestre na região
5 Novembro 2024, 8:49Nos primeiros seis meses do ano as estradas da região ceifaram a vida a 13 pessoas, na sequência de acidentes de viação, de acordo com os números divulgados no relatório semestral da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Azambuja e Vila Franca de Xira foram os concelhos que registaram maior número de mortes na estrada, três cada concelho.
Os concelhos de Benavente e Mora registaram duas mortes nas suas estradas, e nos concelhos de Cartaxo, Chamusca e Rio Maior registou-se um óbito na sequência de acidentes de viação.
De acordo com o relatório da ANSR, que disponibiliza resultados sobre sinistralidade rodoviária que têm por base dados disponibilizados pelas entidades fiscalizadoras (GNR e PSP), e assentam no critério de vítimas a 24 horas, ou seja, os óbitos ocorridos no local do acidente ou durante o transporte da vítima até à unidade de saúde, no distrito de Santarém houve um aumento da sinistralidade de 8,4%, nos primeiros seis meses do ano.
Até 30 de junho registaram-se em todo o distrito 797 acidentes de viação, que resultaram em 11 mortes, o que é um decréscimo de 31,3% relativamente ao mesmo período de 2023, onde foram registados 16 óbitos.
Houve ainda registo de 105 feridos graves, mais 25% que em 2023 e 943 feridos ligeiros, mais 11,6%.
No distrito de Lisboa, a que pertencem os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira, registaram-se 3.690 acidentes, dos quais resultaram 32 vítimas mortais, mais 52,5% que em 2023.