Estátuas vão homenagear figuras da tauromaquia de Samora Correia

20 Fevereiro 2021, 18:22 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente irá homenagear dois toureiros da freguesia de Samora Correia, com a colocação de duas estátuas referentes à cavaleira Maria Mil Homens e o novilheiro António de Oliveira.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, as estátuas vão ficar instaladas em sítios de grande visibilidade, fazendo assim uma justa homenagem a duas figuras de Samora Correia, cidade que sem ter uma praça de touros deu já muitos toureiros e forcados à tauromaquia nacional, sendo também terra de muitas tradições taurinas e palco de grandes festas onde o touro bravo é Rei.

Maria Mil Homens foi “uma das primeiras mulheres portuguesas a desafiar os touros em arena”, refere o Museu Municipal de Benavente, que acrescenta que a sua curta carreira terminou nos primeiros anos da década de 50′ do século XX.
Actuou de norte a sul do país e também em Angola onde permaneceu durante cinco meses.
 Faleceu com 80 anos, no dia 19 de Fevereiro de 2009.

António José de Oliveira, foi um dos primeiros toureiros da cidade de Samora Correia, chegando a novilheiro e conquistando o capote de honra no Campo Pequeno que ofereceu a Nossa Senhora de Oliveira, a padroeira da sua terra.

A estátua de Maria Mil Homens ficará num jardim próximo da Avenida “O Século” e a estátua de António de Oliveira ficará na Praça João Fernandes Pratas, também na cidade de Samora Correia, que receberá obras de remodelação muito em breve.

As obras vão ser efectuadas por António Charneca, um artesão alentejano, que já realizou inúmeras obras de cariz taurino, não havendo ainda data para as inaugurações e homenagens.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________