Estado do tempo vai agravar-se até quarta-feira

16 Janeiro 2023, 17:39 Não Por João Dinis

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o estado do tempo para os próximos dias se vá agravar tendo em conta a chegada da depressão FIEN, cujos efeitos se começarão a sentir a partir do final do dia de hoje, segunda-feira, agravando-se na terça e quarta-feira.

Segundo revela o IPMA o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão FIEN, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo.

Assim, durante o dia de hoje, 16 de Janeiro, com a aproximação de uma superfície frontal fria, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva no continente, em especial nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros no dia 17 com a passagem da referida superfície frontal de norte para sul. A precipitação nos dias 17 e 18 será de neve acima de 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro, descendo gradualmente a cota para 500/700 metros de altitude, podendo acumular quantidades significativas no solo.

O IPMA prevê também uma intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h, em particular durante a noite de 16 para 17, rodando para norte /noroeste no dia 17.

A agitação marítima também irá aumentar na costa ocidental, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, que poderão atingir altura máxima até 12 metros, em especial a norte do Cabo Raso, onde, durante a noite de 17 para 18, deverão ter 7 a 7,5 metros de altura significativa com uma altura máxima até 14 metros.

A temperatura irá descer significativamente entre os dias 17 e 19, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá variar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro. Salienta-se que esta descida de temperatura, em conjunto com o vento forte que se fará sentir, dará origem a um maior desconforto térmico.


________________

_____________________

_____________________