Espaço Jackson recebe exposição sobre a RARET no dia da estreia da série ‘Glória’

5 Novembro 2021, 15:28 Não Por Redacção

No dia em que a plataforma NETFLIX estreia a série ‘Glória’, que em como pano de fundo Glória do Ribatejo e a RARET e é um thriller passado durante a designada guerra fria, que opôs Soviéticos e Americanos, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou a exposição alusiva à RARET no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo.

A RARET foi um organismo ligado à Rádio Free Europe, organização americana, que tinha como principais objectivos difundir, através de ondas de rádio, conteúdos políticos e outro tipo de propaganda que era censurada nos países de leste, que estavam subjugados pela URSS.

A segunda metade do século XX foi marcada por uma guerra ideológica entre Soviéticos e Americanos e no meio destas colossais potências estava montado na Glória do Ribatejo, o maior complexo radiofónico da Rádio Free Europe – a RARET, que teve um papel fundamental na designada “guerra fria”.

A instalação da RARET trouxe grandes alterações socioeconómicas à localidade da Glória do Ribatejo, que à época era apenas uma pequena aldeia rural. Com a chegada dos americanos, verificou-se a empregabilidade de mão-de-obra local masculina e feminina na RARET, o acesso à luz eléctrica e água canalizada, saneamento básico, o asfaltamento da actual Estrada Nacional 367, a doação de terrenos para a construção da Casa do Povo, Edifício da Junta de Freguesia, Campo de Futebol, a construção de uma Escola, são alguns exemplos de beneficência por parte da RARET.

Em 2021 celebram-se os 70 anos da primeira retransmissão da RARET – a 4 de Julho de 1951. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinalou esta efeméride com uma exposição retrospectiva da RARET ao ar livre e com a edição dos Cadernos de História e Memória e da Revista Cultural MAGOS sobre a RARET e a Glória do Ribatejo.

Em Agosto de 2020, a Câmara Municipal inaugurou a requalificação do Espaço Jackson, o qual está umbilicalmente ligado à RARET, uma vez que foi ali que ficaram alojados os primeiros trabalhadores portugueses e americanos quando iniciaram a montagem das primeiras antenas de retransmissão, local que na altura ficou conhecido como Hotel Jackson. O nome Jackson ficou associado a Charles Douglas Jackson, Presidente da Radio Free Europe, que em 1952 visitou as instalações da RARET.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________