Escola Profissional de Salvaterra de Magos vai ensinar Português a refugiados
7 Outubro 2024, 16:05A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) vai iniciar, muito em breve, diversas Ações de Formação em Português-Língua de Acolhimento (PLA).
Estas formações são o resultado de uma candidatura apresentada pelo Centro Qualifica da EPSM ao Programa Operacional Pessoas 2030, no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão. Estas formações vão decorrer em várias localidades dos concelhos de Salvaterra de Magos, Benavente e Coruche, concelho onde a formação será dinamizada com o apoio da Escola Profissional de Coruche.
As formações em PLA têm como objetivo capacitar cidadãos estrangeiros, com situação regularizada ou em processo de regularização em Portugal, com competências em língua portuguesa, de acordo com os critérios do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), garantindo a certificação dos conhecimentos adquiridos.
Com esta iniciativa, a EPSM visa promover uma maior integração social, cultural e profissional dos cidadãos estrangeiros, contribuindo para a prevenção da discriminação na função da origem, e fomentando a igualdade, o acolhimento e a inclusão dos migrantes que escolhem Portugal para se fixar.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Centro Qualifica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos ou no Centro Qualifica da Escola Profissional de Coruche.