Escola Profissional de Coruche já recolheu mais de 5 mil quilos de equipamentos eléctricos

18 Janeiro 2022, 13:52 Não Por Redacção

A Escola Profissional de Coruche (EPC), uma das 11 no distrito de Santarém que aderiram à campanha “Escola Electrão” recolheu entre Setembro e Dezembro de 2021, 5.009 quilos de equipamentos eléctricos usados, que vão agora ser reciclados, numa campanha desenvolvida pela Associação Electrão.

A maior parte dos equipamentos eléctricos usados recolhidos na campanha correspondem a pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores,  micro-ondas e candeeiros.

A 11ª edição da Escola Electrão, que se prolonga até Junho, envolve 236 escolas a nível nacional. Globalmente, neste primeiro período, as escolas aderentes recolheram em todo o país um total de 73 toneladas de equipamentos usados.  A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

 Cada escola participante pode receber prémios em função da quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados recolhidos. É atribuído um ponto por cada 100 quilos de equipamentos eléctricos usados, 10 quilos de lâmpadas ou 10 quilos de pilhas entregues. Por cada 10 pontos acumulados, no final do ano lectivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos eléctricos.

 “As escolas participantes estão a receber material de divulgação e acondicionamento para terem a possibilidade de criar um ponto de reciclagem de eléctricos e pilhas no espaço escolar. É mais um incentivo para que os estabelecimentos de ensino se aliem a este esforço de reciclagem que deve ser de todos. Com este gesto estamos a desviar os aparelhos usados dos contentores indiferenciados, impedimos que poluam solos e linhas de água ou que sejam desviados para operadores não licenciados. Desta forma garantimos que são correctamente reciclados”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

 Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________