Escola-museu Salgueiro Maia de portas abertas para assinalar 50 anos do 25 de Abril

22 Abril 2024, 12:36 Não Por Redacção

A escola onde Salgueiro Maia fez parte da sua instrução primária, localizada em São Torcato, e transformada em Museu pelo Município de Coruche irá estar de portas abertas este ano, em especial a grupos que pretendam visitar o espaço e conhece-lo.

“O espaço, localizado em São Torcato, onde o capitão Salgueiro Maia passou parte da sua infância, está de portas abertas para receber e mostrar, através da recriação de uma sala de aula do Estado Novo e da utilização de jogos tradicionais usados pelas crianças à época, os avanços produzidos no Ensino em Portugal após o 25 de Abril de 1974”, salienta o Município de Coruche, que incorporou estas atividades na sua programação para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Disponíveis por marcação antecipada, as visitas permitem conhecer os espaços museológicos e o património histórico, cultural e material milenar de Coruche – motivos muito fortes para uma visita à Vila, mas também a São Torcato, especialmente neste momento de celebração singular da História e da memória coletiva do País.

Integradas em diversas disciplinas e áreas de estudo, como Estudo do Meio, História, Cidadania ou Ciências Naturais, e promovendo o combate ao isolamento, propõem-se visitas guiadas memoráveis à Escola-Museu, mas também ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, ao Centro Histórico de Coruche ou a qualquer outro ponto considerado relevante. A agenda encontra-se aberta para marcações não exclusivas à data das celebrações. Autarquias, associações, escolas, universidades seniores, famílias, todos estão ainda convidados a visitar o espaço a 25 de abril, dia em que a Escola-Museu receberá visitantes sem reserva.

Inaugurada em outubro de 2009, a EMSM resulta da recolha de documentação e espólio das escolas primárias desativadas do Concelho. A incorporação deste património recria uma sala de aula do Estado Novo e proporciona um espaço de aprendizagem sobre a antiga escola primária, Posto Misto de São Torcato, e sobre a vida de Salgueiro Maia, num olhar alargado à História do século XX, em particular no que respeita à Educação. A memória de tempos idos de escola proporciona um tempo de aprendizagem e reflexão sobre a Educação no País, estabelecendo um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 1974.

________________

_____________________

_____________________