A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) distinguiu, em 2025, 72 entidades gestoras com o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, reconhecendo que estas entidades garantiram padrões máximos de segurança e qualidade no abastecimento público. Esta certificação cobre 50,9% da população nacional e é atribuída anualmente, desde 2009, a entidades que cumprem exigentes critérios regulatórios.
Na região da Lezíria do Tejo foram distinguidas as Águas de Azambuja, Águas de Santarém, Cartágua e Câmara Municipal da Golegã. Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Vila Franca de Xira viram também a qualidade da sua água distinguida. Na região, apenas a Águas do Ribatejo não recebeu o selo de qualidade.
Entre os requisitos verificados destacam-se o cumprimento integral do programa de controlo da qualidade da água (PCQA), a realização de todas as análises agendadas, e níveis mínimos de 99% de cumprimento dos valores paramétricos para contaminantes críticos, como bactérias coliformes e Escherichia coli. O selo, entregue numa cerimónia especial durante o ENEG 2025 — Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, permite às entidades ostentar o símbolo institucional nas suas plataformas e comunicações, reforçando a confiança junto dos utilizadores.
A entrega dos certificados e selos acontece a 18 de novembro, às 17h30, no Europarque, em Santa Maria da Feira, durante o evento organizado pela APDA — Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que decorre até dia 21 de novembro. O reconhecimento sublinha a manutenção de elevados níveis de confiança na água da torneira em Portugal, associando o selo ERSAR à valorização de um serviço seguro e rigoroso.





